Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Fluxo de Caixa Projetado: A Solução Emergente Para A Segurança Financeira Da Sua Empresa

fluxo-de-caixa-projetado-como-ele-funciona - Fluxo de Caixa Projetado: A Solução Emergente Para A Segurança Financeira Da Sua Empresa

Entenda o que é e como funciona o fluxo de caixa projetado e garanta a segurança financeira da sua empresa no pós-crise!

Quantas vezes você já “matou” processos empresariais, justamente pelo bem da sua empresa?

Quantas foram as vezes que “bombas” surgiram e você teve que abrir mão de um ou dois procedimentos de rotina – como atualizar o fluxo de caixa ou o estoque, por exemplo – para resolver o ocorrido – que, normalmente, ocorre com aquele cliente que nada pode dar errado?

É claro que pensar fora da caixa e encontrar soluções, até mesmo diante dos maiores problemas, são habilidades notáveis de um empresário ou empresária no Brasil. 

No entanto, existem ações paliativas que, se não forem muito bem administradas e reajustadas, podem acabar por colocar um furo em seu setor financeiro – que dificilmente será tapado.

Sendo assim, como forma de te auxiliar a parar de olhar para trás, ajustando ações que precisam ser realizadas para que a engrenagem continue rodando – mesmo com muitas soldas – e, assim, contemplar as ações futuras que deverão ser feitas para conquistar o lucro que a sua empresa necessita e minimizar ao máximo os impactos do momento atual em seu negócio, vamos entender o que é o fluxo de caixa projetado e como ele pode te ajudar!

Fluxo de Caixa e Fluxo de Caixa Projetado

Bom, supomos que o termo “fluxo de caixa” já esteja em seu vocabulário há algum tempo, como empreendedor – mas não custa nada destacarmos aqui o seu conceito:

Fluxo de caixa empresarial se refere a uma ferramenta administrativa que tem como objetivo controlar as entradas e saídas financeiras de uma empresa em um determinado período.

Tanto sua manutenção quanto a inserção de dados no fluxo de caixa devem ser realizados diariamente, garantindo, assim, a validade das informações e análises financeiras mais precisas.

Contudo, diferente do balanço financeiro, que tem por finalidade demonstrar os lucros e prejuízos da empresa, cabe ao fluxo de caixa ser o principal apoio do gestor em seu embasamento para tomadas de decisões relacionadas às suas finanças.

Agora, complementando esse termo, o fluxo de caixa projetado tem como finalidade prever o futuro financeiro da sua empresa, tendo como base as informações obtidas e gerenciadas em seu fluxo de caixa.

Sim, isso é muito possível, tanto que nós vamos te explicar como. Confira…

Análise de Viabilidade Econômica

Tendo ciência da diferença entre fluxo de caixa e fluxo de caixa projetado, chega a hora de entender mais a fundo como o “projetado” funciona, e torna-se válido para que você possa tomar ações com antecedência e, dessa forma, prevenir ou potencializar as finanças.

Portanto, quando falamos em projeção financeira, é necessário fazer uma análise de viabilidade econômica, que contemple todas as possibilidades de crescimento empresarial, prevendo o futuro das contas do seu negócio a longo prazo.

Sendo assim, é preciso ter calma e precisão. Coloque todas as suas despesas projetadas (futuras) sobre a mesa e comece a contabilizá-las, de modo a prever seu fluxo de caixa. Tais despesas podem ser:

  • Despesas com horas extras;
  • Despesas com comissões a serem pagas;
  • Despesas com salários;
  • Custos com fornecedores; entre demais gastos mensais fixos.

Feito isso, você terá uma visão mais clara do quanto será necessário faturar para chegar ao ponto de equilíbrio financeiro (break even point) nos próximos meses, além de avaliar se certas despesas são realmente necessárias ao seu empreendimento.

Definição do Fluxo de Caixa Projetado

Portanto, como pudemos entender até aqui, o fluxo de caixa projetado se encarrega de analisar o futuro das suas finanças.

Tal ferramenta é essencial para o momento atual dos empresários brasileiros, pois ela fornece uma espécie de histórico monetário do seu negócio, o que auxilia os gestores a ganharem uma melhor proteção contra imprevistos financeiros, como também possibilita ações estratégicas, como:

  • Renegociação de pagamentos de fornecedores;
  • Renegociação de recebimentos de clientes.

Isso, pensando em soluções a curto prazo, pois quando analisamos o longo prazo, podemos:

  • Realizar uma análise da liquidez do negócio;
  • Utilizar o capital de giro de forma mais precisa;
  • Planejar e remanejar as atividades financeiras da empresa, tendo ciência do saldo atual e projetado;
  • Controlar o saldo financeiro do negócio ao longo do período analisado.

Aplicação do Fluxo de Caixa Projetado

1. Determine o período de análise

Partindo para aplicação, o primeiro passo a ser dado é a determinação do período no qual o fluxo de caixa será projetado.

A recomendação é para que seja, no mínimo, 30 dias, assim é possível ter uma previsão mais clara do saldo do seu caixa no mês posterior.

Contudo, conforme forem se validando suas ações e projeções financeiras, é possível trabalhar com seis meses até um ano de previsão.

2. Atente-se às movimentações recorrentes

O segundo passo é prestar bastante atenção às contas recorrentes (como telefone, internet ou licenças de software) e aos recebimentos recorrentes (como o pagamento de produtos ou serviço mensais – normalmente, estabelecidos em contrato).

Por entrarem em um modo automático de lançamento – sempre com o mesmo valor -, pode ser que existam alterações ao longo período de apuração do fluxo de caixa projetado, e por menor que ela seja, já impacta no seu saldo final.

Portanto, mantenha-se sempre a par das suas entradas e saídas.

3. Conte com auxílio especializado

Com o auxílio de um escritório de contabilidade, você conquista a experiência e capacidade necessárias para garantir uma projeção financeira segura e efetiva, possibilitando, assim, maior eficiência no processo de análise e tomadas de decisões em prol do alto rendimento do seu negócio.

Portanto, se deseja ter a visão estratégica necessária para otimizar a gestão financeira do seu negócio e, desta forma, prevenir a sua empresa durante a crise, garantindo a ela melhores lucros com o retorno do mercado, conte conosco!

Fonte: Abrir Empresa Simples

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Open chat
Powered by